Notícias
![Embaixada da Austrália no Brasil seleciona ‘Circo Social’ para apoio Embaixada da Austrália no Brasil seleciona ‘Circo Social’ para apoio](https://wmbmarketing.com.br/cases/Sereducacional/sitenovo/storage/app/uploads/thumb/circo.png)
Embaixada da Austrália no Brasil seleciona ‘Circo Social’ para apoio
Evento oferece aulas gratuitas de malabares, acrobacia, equilíbrio e balé clássico a pessoas com Síndrome de Down e deficiências intelectuais; nova turma será aberta em janeiro
Por Jael Soares
A Embaixada da Austrália no Brasil recebeu mais de 800 projetos na seleção do Programa de Ajuda Direta (PAD), que, cumprindo objetivos da diplomacia, apóia iniciativas destinadas à causa humanitária. Após meses de triagem, somente 17 foram escolhidos e receberão investimentos no período 2015-2016. Dentre eles, está o Circo Social UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, organizado por meio do Instituto Ser Educacional.
O Circo oferece aulas gratuitas de malabares, acrobacia, equilíbrio e balé clássico, atendendo a pessoas com Síndrome de Down ou deficiências intelectuais. “O apoio financeiro da Embaixada da Austrália permitirá a continuidade das ações, o que para a equipe envolvida é motivo de grande satisfação, uma vez que as atividades contemplarão mais adolescentes e jovens e possibilitarão um maior desenvolvimento dos educandos que atualmente fazem parte. Não poderia deixar de ressaltar a alegria pelo reconhecimento de um trabalho realizado com grande prazer e dedicação", comemora Mônica Dornelas, analista de projetos do Instituto Ser Educacional.
Sérgio Murilo Júnior, coordenador do Instituto, destaca que o Circo Social se tornou “uma ação consolidada e capaz de gerar diversas transformações. Os prêmios e as homenagens que vem recebendo reafirmam este sentimento. Isso prova a eficácia na aplicação do projeto, no que tange à inclusão social”. “A cada dia plantamos um novo cromossomo a esta iniciativa. E um destes cromossomos é o amor”, completa, em referência à Síndrome de Down, gerada por uma parte extra no par 21 do DNA.
Nova turma
Com este formato, o Circo Social UNINASSAU iniciou as atividades em 2014 tendo duração de quatro meses, contemplando 15 pessoas com Síndrome de Down e respectivos familiares. Devido ao sucesso, a Fundação Nacional das Artes condecorou as ações com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2013.
O prêmio viabilizou a execução da turma atual. Os educandos são geralmente selecionados por meio de parceria com o Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), o Centro Pró-Integração, Cidadania e Arte (Integrarte) e a Associação Pestalozzi do Recife; no entanto, interessados podem telefonar para o número (81) 3412-6255 e saber como participar. Em janeiro do próximo ano, uma nova turma será aberta.
Além das oficinas, equipes também realizam atividades por meio de encontros com os familiares, objetivando abrir espaço de acolhida e escuta. Desta maneira, profissionais junto a pais e mães de participantes identificam e discutem os aspectos emocionais do exercício da maternidade e paternidade; compartilham as mudanças na dinâmica da família; e analisam com o grupo questões envolvendo preconceito.