Notícias
![Estudantes do Ser Educacional embarcam para programas de intercâmbio internacional Estudantes do Ser Educacional embarcam para programas de intercâmbio internacional](https://wmbmarketing.com.br/cases/Sereducacional/sitenovo/storage/app/uploads/thumb/leva-fazer-intercambio.jpg)
Estudantes do Ser Educacional embarcam para programas de intercâmbio internacional
Por Ariana Catunda
Estimular os estudantes a ganharem o mundo é uma das grandes missões das Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem parte do grupo Ser Educacional. Prova disso são as diversas parcerias que viabilizam a realização de intercâmbios estudantis e culturais para diversos países. Neste primeiro semestre de 2018, sete universitários embarcaram rumo a novos destinos para cursar um semestre da sua graduação no exterior.
De acordo com a assessora de Relações Internacionais do Ser Educacional, Adriana Ruspoli, ao longo do ano, o Grupo realiza inúmeras atividades para incentivar os estudantes nas suas IES. As programações contam com palestras para divulgação das oportunidades, bate-papo com representantes de consulados, ações para mostra a importância de um intercâmbio. “O intercâmbio amplia os horizontes dos participantes, mostra novas realidades e possibilidades de crescimento”, defende.
Os alunos passaram pelo processo de seleção dos programas de bolsas Ibero-Amercianas e Fórmula, ambas promovidas pelo Banco Santander. Os contemplados recebem auxílio para custear os estudos, materiais pedagógicos, passagem, alimentação e hospedagem. Durante o período do intercâmbio, estes estudantes cursam algumas disciplinas, que foram previamente escolhidas com seus coordenadores de curso, e as validam quando o processo é finalizado e eles retornam à sua instituição de origem.
Embarcar em uma experiência desse porte é uma grande oportunidade para aprender novas didáticas e metodologias a partir do ponto de vista de uma nova cultura e idioma. “O próprio fato de saírem de seu país de origem já promove um grande amadurecimento para esses alunos. Lidar com novas pessoas, com um ambiente totalmente diferente ao que estão habituados promove o crescimento acadêmico, profissional e pessoal”, completa Ruspoli.
Entre os intercambistas está Anaína de Souza, que cursa Ciências Contábeis na Faculdade UNINASSAU Caruaru e foi para Universidad Del Norte Santo Tomás de Aquino (UNSTA), na Argentina. “Soube do Projeto através de um cartaz fixado na Faculdade, e como já tinha participado de um processo para intercâmbio, fiquei bastante animada para tentar de novo, não podia deixar essa nova oportunidade. Participar desse programa internacional está sendo uma oportunidade única, poder sair da cidade onde resido, Lagoa dos Gatos, poder conhecer outra cultura, outro idioma, outras pessoas é uma experiência maravilhosa. Com certeza terei um futuro promissor pela frente”, vibra.
Também partiu para um novo desafio na mesma universidade argentina, o estudante de Engenharia Civil da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Recife, Max Taylo Araújo. Já para Portugal, no Instituto Universitário da Maia (ISMAI), foram os estudantes Bárbara Rodrigues, de Arquitetura e Urbanismo da Universidade da Amazônia, em Belém; Daniel Pessanha, de Engenharia Civil da Faculdade UNINASSAU Campina Grande; Jocimar Rodrigues, de Administração da Faculdade UNINASSAU Teresina; Kaique Antunes, de Engenharia Civil da Universidade UNIVERITAS/UNG, em Guarulhos; e Nilza Limeira, de Direito da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Maceió.
Quem tiver interesse em se candidatar a um dos programas de bolsas de estudos pode procurar o setor de Relações Internacionais para obter informações sobre os procedimentos disponíveis. Estão disponíveis o e-mail relacoesinternacionais@sereducacional.com e o telefone (81) 3412-6391.