Notícias
![Impostômetro vira para um trilhão nesta terça (05) Impostômetro vira para um trilhão nesta terça (05)](https://wmbmarketing.com.br/cases/Sereducacional/sitenovo/storage/app/uploads/thumb/dsc_0975.jpg)
Impostômetro vira para um trilhão nesta terça (05)
Mais de 20 aparelhos espalhados pelo Brasil registrarão a mudança dos números
O Brasil deve atingir até o meio dia desta terça-feira a quantia de R$ 1 trilhão de contribuições arrecadadas. Os dados são registrados pelo impostômetro, mecanismo criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) para computar tributos federais, estaduais e municipais, sofrendo atualizações em tempo real através do endereço www.impostometro.com.br. Até o momento, em Pernambuco foi registrada a arrecadação de R$ 22 bilhões em impostos.
Mais de 20 aparelhos registrarão a virada do impostômetro: oito deles aos contribuintes de Aracaju (SE), Belém (PA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN) e Recife (PE), em funcionamento nas unidades da Faculdade Maurício de Nassau, sob autorização do IBPT.
O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, sendo os gastos públicos um dos principais fatores para quebras de recordes frequentes. “A carga tributária no Brasil é perversa, pois atinge os mais pobres, taxando em especial os bens de consumo. Pagamos muitos impostos e não temos o devido retorno em relação aos serviços públicos, que não têm tanta qualidade”, comenta Sérgio Murilo, coordenador do Instituto Ser Educacional, pertencente ao grupo que mantém as unidades de ensino e de onde partiu o intuito de instalar impostômetros nestes locais.
Os principais impostos cobrados no país, na esfera federal, são o Imposto de Renda (IR), o Imposto sobre produtos industrializados (IPI), o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Imposto Territorial Rural, aplicado em propriedades rurais.