Notícias

UNAMA possui o maior acervo de anfíbios e répteis do Brasil
27/07/2020 - 17:09

UNAMA possui o maior acervo de anfíbios e répteis do Brasil

Com a maior biodiversidade de Flora e Fauna do planeta terra, o Brasil abrange uma região muito rica em táxons, o que equivale aproximadamente 20% de espécies de animais e vegetais existentes. Diante disso, a UNAMA – Centro Universitário da Amazônia é única Instituição de Ensino Superior Privada que possui a Coleção Científica Herpetológica, com uma lista de 3.349 espécimes de répteis. O acervo representa uma excelente base de dados para o estudo da herpetofauna amazônica.

A coleção proporciona o avanço de conhecimentos e várias maneiras de se trabalhar as riquezas biológicas das espécies encontradas, além de auxiliar estudos de impactos ambientais causados muitas vezes pelo avanço populacional das áreas urbanas.

Diante da necessidade de conhecer cientificamente a região do Oeste do Pará, o curso de Ciências Biológicas da UNAMA, em 1999 iniciou em Santarém, por meio do Laboratório de Pesquisas Zoológicas – LPZ os trabalhos da coleção herpetológica. Foi justamente nessa época que se teve abertura com fronteiras agrícolas entre a região norte e outras regiões, com índice de desmatamento equivalente na época de 28.000 km².

Os exemplares são originados das cidades de Santarém e Belterra, região norte do país, onde existe uma área de conservação de aproximadamente 545 mil hectares de mata virgem, a Floresta Nacional do Tapajós, mas conhecida como Flona do tapajós, criada em fevereiro de 1974.

De acordo com o biólogo e coordenador do Laboratório de Pesquisas Zoológicas da UNAMA, Hipocrates Chalkidis o acervo conta com uma representação regional, apresentando uma lista das espécies e comprovando a alta diversidade da fauna amazônica. “Representatividades temporal, geográfica e taxonômica da coleção atestam sua importância, assim como o incremento constante de seu acervo, faz dela um registro dinâmico dos estudos herpetofaunísticos regionais”, frisa.

Desde 2015, já foram depositados 283 espécimes. Com isso, a coleção de anfíbios e répteis da UNAMA se tornou referência para estudos científicos na região e que estão disponíveis para futuras pesquisas sobre a fauna amazônica.