3 ferramentas de Inteligência Artificial para a gestão de pessoas
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que está revolucionando diversos setores, , incluindo a gestão de pessoas. As ferramentas de IA podem ser utilizadas para automatizar tarefas, melhorar a tomada de decisão, resolver problemas e aumentar a eficiência dos processos.
Neste conteúdo, você encontra 3 ferramentas de IA que podem ser utilizadas na sua gestão de pessoas. Boa leitura!
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial é uma área da ciência da computação que se dedica ao desenvolvimento de agentes inteligentes, ou seja, sistemas que podem raciocinar, aprender e agir de forma autônoma.
As técnicas de IA são baseadas em algoritmos que são capazes de aprender a partir de dados e tomar decisões com base em probabilidades.
Portanto, a IA pode ser definida como a capacidade de um sistema de imitar o comportamento humano em tarefas que requerem raciocínio, aprendizagem e tomada de decisão, em tempo real.
Desde seu surgimento, a tecnologia está revolucionando diversos setores, incluindo a gestão de pessoas.
Como a Inteligência Artificial pode ser utilizada na gestão de pessoas?
A IA pode ser utilizada na gestão de pessoas de forma estratégica, como uma aliada dos profissionais de RH, na automação de tarefas rotineiras ou operacionais, como por exemplo:
- Automatizar tarefas manuais, como a triagem de currículos no banco de dados;
- Facilitar a avaliação de desempenho de colaboradores, com insights de mercado;
- Personalizar a experiência de atendimento dos colaboradores.
Agora que você já sabe o que é Inteligência Artificial e brevemente como ela pode ser usada na gestão de pessoas, conheça 3 ferramentas e outras possibilidades de utilização:
1 – ChatGPT
Desde o seu surgimento, muito se tem falado sobre o ChatGPT, um chatbot desenvolvido pela OpenAI, empresa de pesquisa em inteligência artificial, que pode ser usado para gerar textos, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder a perguntas de forma informativa.
Na gestão de pessoas, o ChatGPT pode ser usado pelo RH para:
- Concluir análise de dados de forma mais rápida, identificar tendências, repetições e erros;
- Retornar às perguntas de candidatos, agendar entrevistas e coletar feedbacks;
- Fornecer insights para o desenvolvimento dos colaboradores e contribuir com o PDI.
Confira 4 prompts (comandos) que o seu RH pode usar agora com o ChatGPT:
Peça ao ChatGPT: Forneça diretrizes para a criação de um programa de desenvolvimento de liderança que atenda às necessidades específicas da equipe, que são [liste as necessidades];
Peça ao ChatGPT: Crie um questionário de avaliação de desempenho personalizado para os colaboradores, considerando a missão e valores e metas organizacionais, que são [escreva as metas organizacionais];
Peça ao ChatGPT: Traga sugestões para melhorar o engajamento dos funcionários com base nos resultados de nossa última pesquisa de clima organizacional, que são esses [disponibilize os resultados da pesquisa];
Peça ao ChatGPT: Faça um resumo sobre a nova forma de cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS, incluindo orientações sobre como lidar com questões relacionadas ao FGTS Digital, folha de pagamento, 13º e rescisão.
2 – SARA
A SARA, Inteligência Artificial da Senior, é uma assistente virtual integrada às soluções da Senior, que interage com usuários, respondendo dúvidas de forma imediata, no sistema ou através do WhatsApp.
Veja, por exemplo, os assuntos que a Sara pode responder no WhatsApp:
- 13º Salário;
- Holerite;
- Avaliação de resultados;
- Abono salarial;
- Férias;
- Pendências para aprovação;
- Feedbacks; ? Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A SARA já foi reconhecida internacionalmente e eleita a melhor assistente virtual de suporte do ano pelo Help Desk Institute Brasil, principal associação do mundo com foco em Gestão de Serviços de TI, Suporte, Service Desk e atendimento técnico em geral.
3 – Bard
Muito parecido com o ChatGPT, o Bard é a Inteligência Artificial do Google e que também pode ser usada pelas áreas de recursos humanos.
As principais diferenças entre a IA do Google e o ChatGPT, é que o Bard pode acessar e processar informações por meio da pesquisa direta no Google, o que o torna mais informativo e abrangente.
Além disso, a ferramenta está integrada a outras soluções para produtividade como o Google Planilhas, Google Slides e Google Drive.
Portanto, se o seu RH usa de algumas dessas ferramentas no dia a dia, vai ter mais facilidade de integrar a IA aos processos através do Bard. Veja na prática:
Peça ao Bard: Faça uma pesquisa no Google sobre HRIS, listando as principais vantagens para o RH;
Peça ao Bard: Elabore uma planilha sobre [tema específico] e clique em “Exportar para Planilhas”;
Peça ao Bard: Faça uma pesquisa sobre [tema específico] e dê sugestões de como montar uma apresentação de slides sobre o tema.
Sistema de Gestão de Pessoas com Inteligência Artificial
Como você viu neste post, a Inteligência Artificial para a gestão de pessoas já é uma realidade. A tendência, inclusive, é que a tecnologia esteja cada vez mais presente no mercado de trabalho e nas áreas de recursos humanos, seja para o recrutamento e seleção, administração de pessoal ou desenvolvimento de talentos.
Fonte: Senior